Avançar para o conteúdo

Tive o visto americano negado. E agora? (Saiba o que fazer)

    Visto americano negado

    Você planeja uma viagem aos Estados Unidos, prepara toda a documentação comprovatória, preenche todos os formulários requeridos, comparece ao CASV e, no dia da entrevista final, tem o visto americano negado. E agora? O que fazer?

    Neste post iremos elencar a você os principais motivos que justificam um visto americano negado e, caso tenha acontecido com a sua solicitação de visto, vamos solucionar algumas dúvidas e dizer o que você deve fazer.

    Vamos começar pelas questões mais frequentes.

    Por que o visto americano é negado?

    Por que o visto americano é negado

    O visto americano é negado basicamente em três ocasiões:

    1. Quando o cônsul julga o entrevistado não ter condições financeiras de se manter nos Estados Unidos.
    2. Quando o cônsul não vê no entrevistado uma razão real justificando o pedido de visto americano.
    3. Quando o cônsul julga fracos os vínculos do entrevistado no país de origem.

    Assim, podemos resumir a questão em três tópicos principais: situação financeira, motivação da viagem e vínculos no país de origem.

    A razão pela qual o cônsul julgará o entrevistado deficiente em algum desses pontos pode variar muito, desde a documentação comprovatória até nervosismo na entrevista, por isso é muito importante que o solicitante tenha em mãos toda a sua documentação que justifique sua renda e fique, acima de tudo, tranquilo durante a entrevista.

    Mas analisemos com um pouco mais de detalhe cada um destes três pontos mais comuns que podem ocasionar um visto americano negado.

    Situação financeira

    O cônsul não quer, de maneira nenhuma, que entre nos Estados Unidos uma pessoa que não poderá se manter no país. Ele possui instruções claríssimas dizendo que não pode conceder o visto americano a quem não tem condições financeiras comprovadas de realizar uma viagem ao Estados Unidos.

    Por quê?

    Porque, obviamente, se uma pessoa não consegue se manter, logo ela estará à margem da sociedade.

    O cônsul, até por uma questão humanitária, tem obrigação de evitar que isso aconteça.

    O custo de vida nos Estados Unidos é consideravelmente mais alto que o do Brasil. A moeda dos americanos vale entre quatro e cinco vezes mais do que a nossa, e isso quer dizer que, viajando aos Estados Unidos, você pagará mais caro (em moeda brasileira) em praticamente tudo e terá um aumento considerável em todos os custos que está acostumado (a) a lidar.

    Algumas pessoas não estão preparadas para este aumento. É função do cônsul evitar que estas entrem, poupá-las de surpresas desagradáveis.

    Não é o seu caso? Bom, então o que você tem de fazer é provar ao cônsul que está preparado (a).

    Motivação da viagem

    Se você tem 60 anos e planeja ir aos Estados Unidos para visitar seu jovem filho que vive ilegalmente no país, não vá dizer que pretende conhecer as famosas montanhas-russas do Butsch Gardens, em Tampa. A história não parecerá verdadeira e o cônsul, certamente, irá perceber.

    Da mesma forma, não oculte do cônsul sua motivação de viagem, seu itinerário planejado e tenha bem claro em sua mente o motivo que te levou a pagar os quase R$ 700 para agendar a entrevista.

    O cônsul certamente irá te perguntar: “Por que você deseja visitar os Estados Unidos?

    Você deve ter essa resposta claríssima, na ponta da língua, e demonstrar sua motivação.

    Vínculo no país de origem

    Esse é certamente a mais habitual justificativa de um visto americano negado.

    Por quê? Isso é o que vamos ver.

    O cônsul, em hipótese alguma, deseja que você solicite um visto de turismo com intenção de residir nos Estados Unidos.

    Fazer isso é tentar burlar o sistema que eles mesmo construíram. Para desejosos de fixar residência nos Estados Unidos, há um processo específico para tal solicitação.

    Mas bem sabemos: o processo de solicitação de residência permanente é significativamente mais complicado que o de visto temporário.

    Então o que muitas pessoas fazem?

    Solicitam o visto de turismo, de obtenção consideravelmente mais simples, movem-se aos EUA passando na alfândega como se fossem turistas, então fixam residência no país.

    Não entraremos em detalhes sobre as motivações de alguém que faz algo deste tipo, porque podem variar ao extremo e, antes de tudo, julgamos que cada um tem o direito de buscar a própria felicidade.

    Mas o fato é que tecnicamente, do ponto de vista legal, usar um visto de turismo com intenção de residência permanente é condenável.

    O cônsul sabe disso, sabe do número imenso de pessoas que usam dessa estratégia e tentará ao máximo evitar sua execução.

    Aqui entra a questão do vínculo.

    E podemos dizer, inclusive, que o rigor aplicado pelo Consulado Americano neste quesito é justificado pelo número enorme de pessoas que pretendem residir de forma permanente nos Estados Unidos e ocultam essa intenção no ato da entrevista.

    Você terá de provar ao Consulado Americano que possui fortes vínculos no Brasil.

    Os vínculos justificarão que não é de seu interesse a migração, e darão amparo à sua motivação de viagem informada na entrevista.

    Assim, você poderá ter problemas caso não consiga demonstrar ao cônsul o seu vínculo, e poderá, também, ter o visto americano negado por motivo de “vínculos fracos”, mesmo que tenha condições financeiras para realizar a viagem e pretenda, sinceramente, viajar aos Estados Unidos para fazer turismo.

    Infelizmente, estamos dizendo o que nossa experiência de anos mostra-nos que acontece…

    Outros motivos

    Dissemos os três principais, mas muitos outros motivos podem resultar em negativa de visto. Por exemplo, o já mancionado nervosismo na entrevista.

    Nervosismo irá passar uma impressão ao cônsul de que você poderá estar ocultando informações, e o deixará significativamente mais cauteloso com o seu processo.

    Outra situação comum, mas não citada, é ter o visto americano negado por erros de preenchimento no formulário DS-160.

    É imprescindível a atenção total no preenchimento do DS-160. As informações devem ser preenchidas de forma clara, concisa, e devem estar corretas. Por isso recomendamos uma revisão cuidadosa e atenta.

    Prestamos, em nossa agência, assessoria para este preenchimento, e podemos evitar que você tenha o visto americano negado por esse motivo, por isso não o citamos anteriormente.

    Ainda outro motivo que pode ocasionar um pedido de visto americano ser negado é o esquecimento de algum documento comprovatório.

    Você pode ter acertado no preenchimento do formulário, estar tranquilíssimo (a) na entrevista, ter uma motivação condizente de viagem e condições financeiras para fazê-la, mas de nada isso adiantará caso você não consiga prová-lo ao cônsul.

    Por isso, a falta de algum documento poderá fazer com que você tenha o visto americano negado.

    Explicados os principais motivos que justificam uma negativa de visto americano, vamos solucionar algumas dúvidas:

    Tive o meu visto americano negado. O que eu faço?

    Tive o visto americano negado

    Se, infelizmente, você teve o visto americano negado, provavelmente já deve saber ou suspeitar do motivo da negativa.

    O primeiro de tudo é paciência. Acontece… O Consulado Americano processa milhares de solicitações diárias e nega uma grande quantidade delas.

    Você, que acabou de realizar a sua entrevista, deve ter reparado a quantidade de solicitantes partilhando da sua situação. Não há razão para desespero.

    O que você tem de fazer é analisar o que justificou a negativa. As situações podem variar muito.

    Algumas perguntas que podem te ajudar na análise:

    1. Você cometeu algum erro de preenchimento?
    2. Você estava nervoso (a) na entrevista?
    3. Você ocultou alguma informação do cônsul?
    4. Você demonstrou de maneira falha algum ponto referente à sua atual condição financeira?
    5. Você esqueceu de passar alguma informação ao cônsul?
    6. Você esqueceu ou não possuía algum documento solicitado pelo cônsul?

    Essas são apenas algumas das várias perguntas que poderão te auxiliar. A grande questão aqui é: você teve o visto negado por algum erro pessoal que poderia ter sido evitado, contornado ou resolvido?

    Geralmente é o que acontece, e se for o seu caso, fique tranquilo (a), pois as portas dos Estados Unidos não se fecharam definitivamente para você!

    Posso solicitar o visto americano novamente?

    Posso solicitar visto americano novamente?

    Sim! Você pode solicitar o visto americano novamente. Se quiser, até no dia seguinte você pode dar entrada em um novo processo de solicitação.

    Você terá de pagar novamente todas as taxas, realizar novamente a entrevistas e enviar um novo formulário DS-160 preenchido.

    Mas se você tem o real desejo visitar os Estados Unidos, não há absolutamente nada que te impeça de realizar um novo pedido.

    Porém, aqui entra uma questão importante: uma vez que você teve o visto negado, você terá, na nova entrevista, de mostrar ao cônsul que sua situação mudou ou é diferente da apresentada na entrevista anterior.

    Se você cometeu um erro simples, como o esquecimento de algum documento, então sua situação está relativamente tranquila: você sabe o que ocasionou a negativa, e sabe o que deve fazer para evitar que ela novamente aconteça.

    Se você cometeu um erro de preenchimento, ficou muito nervoso (a) na entrevista ou confundiu-se com as próprias informações, você também já sabe o que terá de fazer de diferente em uma nova solicitação.

    Se o cônsul julgou que você não tem fortes vínculos no país ou condições financeiras suficientes para se manter nos Estados Unidos, então você terá, antes de fazer uma nova solicitação de visto, de pensar em como você poderá convencer o Consulado Americano que sua situação é diferente.

    Infelizmente, quando a negativa parte de algum destes últimos dois motivos, o normal é que o solicitante não consiga apresentar, já no dia seguinte, uma condição significativamente diferente que faça o Consulado Americano alterar o julgamento.

    Isso pode variar? Pode!

    Você pode, tendo o visto americano negado na véspera, consegui-lo no dia seguinte. Já vimos situações onde isso aconteceu…

    Mas a verdade é que a negativa por falta de vínculos ou situação financeira normalmente exige documentos que comprovem o contrário. Documentos estes que, caso o solicitante disponha, deveriam ter sido levados na primeira entrevista.

    Por isso, se você levou todos os documentos e teve o visto negado, o que recomendamos é que trabalhe para melhorar a situação destes documentos, e só então, caso deseje, proceda com uma nova solicitação.

    Nós poderíamos adotar a postura de algumas agências que dizem: “Tente de novo! Tente de novo que você irá conseguir!”, iludindo o cliente apenas para ganhar dele a comissão.

    Essa não é nossa postura.

    Há casos em que é claro o julgamento do Consulado Americano de a pessoa não ter vínculos ou renda suficientes para a viagem, e a única solução por parte do solicitante é alterar essa situação antes de entrar novamente com o processo de solicitação. É algo que poderá exigir, talvez, meses ou mais de um ano.

    Ter o visto americano negado diminui minhas chances de nova aprovação?

    Ter o visto americano negado diminui chances de aprovação?

    Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos e não há resposta exata.

    Por quê?

    Porque as razões de negativa são as mais variadas.

    O que podemos afirmar com absoluta certeza é que ter o visto americano negado uma, duas, três ou cinco vezes não impede que você o consiga em nova solicitação.

    Porém, uma vez tendo o visto americano negado, você precisará de se atentar aos seguintes pontos numa nova solicitação:

    O novo preenchimento do DS-160 deverá ser condizente com o anterior

    Se você trabalhou durante os dez últimos anos em uma padaria e colocou essa informação no formulário negado, você não poderá, em novo preenchimento, dizer que nos últimos dez anos você foi, na verdade, o diretor de uma multinacional americana.

    Suas informações deverão fazer sentido e se conectar com as fornecidas anteriormente.

    Caso tenha havido algum erro no preenchimento do formulário, e caso esse erro tenha justificado a sua negativa de visto, então você deverá corrigi-lo e, no ato da nova entrevista, explicar o que houve ao cônsul.

    O novo preenchimento deverá apresentar alguma mudança

    A menos que a razão de sua negativa tenha sido o absoluto nervosismo durante a entrevista, que te impediu de se expressar claramente ou tenha feito com que você esquecesse alguma informação, o natural é que o seu visto tenha sido negado por alguma razão específica, razão esta que você terá de mostrar, na nova solicitação, que mudou.

    Você precisará deixar claro ao Consulado Americano a mudança de sua situação, o cônsul irá comparar a situação apresentada na ocasião em que você teve o visto americano negado com a sua situação atual, e ele terá de se convencer que, agora, você tem condições de visitar os Estados Unidos.

    Minha situação é a mesma e eu tenho condições de visitar os Estados Unidos

    O cônsul, você deve ter percebido na entrevista, analisa a situação do solicitante em poucos minutos, quando concede ou não a aprovação do visto.

    Seria mentira se diséssemos que não existe um caráter subjetivo na análise feita pelo Consulado Americano, uma vez que os cônsules são, como nós, seres humanos.

    Então pode sim ocorrer que o cônsul, por algum motivo, avalie incorretamente a sua situação, entretanto dizemos que é algo muito raro. As negativas quase sempre são justificadas por um motivo claro e específico, e o Consulado Americano, extremamente competente e organizado, normalmente também é coerente.

    O processo mais lógico, como dissemos no tópico anterior, é que você, caso faça uma nova solicitação tendo anteriormente o visto americano negado, é que você apresente uma situação diferente ao Consulado.

    Mas caso a sua situação seja a mesma e você realmente acredite que tenha condições de fazer uma viagem aos Estados Unidos e a sua negativa tenha ocorrido por falha na análise do cônsul, indicamos que você avalie o seguinte:

    1. Você realmente apresentou ao cônsul documentação relevante? Seus documentos são confiáveis e comprovam suas condições?
    2. Quais os seus antecedentes no Brasil?
    3. Você possui, na sua família, alguém que vive ou viveu nos Estados Unidos de forma ilegal?
    4. Você, de alguma maneira, gerou atrito com o cônsul durante a entrevista?
    5. Como você se portou na entrevista?

    Analisando questões como essas você talvez encontrará a resposta para a sua negativa, e talvez conseguirá decidir se deve ou não proceder com uma nova solicitação de visto americano de imediato.

    Conclusão

    Desta forma terminamos mais um artigo, longo artigo, sobre o processo de solicitação do visto americano.

    Tentamos escrever, como sempre, da forma mais clara e sincera possível os motivos que justificam ser um visto americano negado e como  o solicitante que teve o visto negado deve proceder.

    Sabemos o quão frustrante é ter o visto americano negado, fazemos de tudo para evitar que isso aconteça e ficamos tristes vendo os solicitantes tendo suas expectativas frustradas.

    Mas a negativa do visto é algo que acontece e de que nenhum solicitante está imune…

    O nosso desejo sincero é que todas as pessoas pudessem alcançar seus objetivos, realizar as viagens que tanto sonharam e atingirem a felicidade em suas vidas.

    Para isso trabalhamos.

    E caso você precise, estaremos dispostos a ajudá-lo em seu processo.

    Então é isso!

    Caso você deseje mais informações sobre o processo de solicitação do visto americano, você pode conferir os demais artigos de nosso blog. Temos artigos abordando desde o endereço das unidades do Consulado Americano até o processo de solicitação do visto americano para o bebê.

    Você pode, também, nos seguir no Instagram.

    Desejamos tudo de melhor para você e sua família!

    Até a próxima!