Avançar para o conteúdo

O que precisa para tirar o visto americano?

    O que precisa para tirar o visto americano

    “O que precisa para tirar o visto americano?”: Essa é uma das perguntas mais frequentes que fazem a nós. Tentaremos, de forma breve e objetiva, informar neste artigo o que você precisa para tirar o seu visto americano.

    Para solicitar o visto americano, você precisa, resumidamente, executar os seguintes passos:

    1- Definir a classe de seu visto
    2- Possuir um passaporte válido
    3- Preencher os formulários e reunir a documentação condizente com a classe de seu visto desejado
    4- Realizar o pagamento das taxas correspondentes
    5- Realizar o agendamento das entrevistas
    6- Comparecer às entrevistas

    Mas antes de abordar cada tema em específico, vamos solucionar algumas dúvidas básicas.

    O que é um visto?

    O visto é uma autorização para entrada em algum país. Se você deseja, por qualquer motivo, realizar uma viagem internacional, alguns países reservam-se o direito de permitir, ou não, sua entrada. Os Estados Unidos são um deles, e exigem de residentes em determinados países que os interessados em desembarcar em suas terras solicitem uma permissão de entrada (visto). O Brasil está na lista dos países cujos nativos devem solicitá-la.

    Tecnicamente, para sermos mais precisos, o visto americano não é considerado uma permissão definitiva de entrada nos Estados Unidos, podendo ser melhor definido conforme abaixo:

    O visto americano é uma permissão concedida pelo Consulado Americano para o desembarque em alguma porta de entrada dos Estados Unidos, seja por vias aéreas, marítimas ou terrestres.

    Por que é assim? Porque os Estados Unidos reservam à alfândega o direito de barrar, caso julgue conveniente, a entrada de qualquer cidadão no país, tendo ele o visto americano ou não.

    O visto é um documento que, anexado ao seu passaporte, garante a você, portanto, a permissão de desembarque nos Estados Unidos por um determinado tempo que irá variar de acordo com sua idade, classe de visto e outros fatores.

    Por que eu preciso do visto americano?

    Você precisa do visto americano porque, sem ele, sua entrada nos Estados Unidos simplesmente não será permitida pela alfândega.

    Assim, vamos abordar com mais detalhes o que você precisa para tirar o seu visto americano.

    Definir a classe de seu visto

    Este é o primeiro passo. Definir a classe de seu visto poderia ser resumido em: “Você quer o visto americano para quê?” ou “Qual seu objetivo em viajar para os Estados Unidos?”. Respondendo a essas perguntas, você poderá definir qual a classe de sua solicitação.

    Por que este deve ser o primeiro passo? Porque o processo de solicitação do visto americano pode variar entre as diferentes classes de visto. As taxas podem variar, a documentação, a necessidade de entrevista e muitas outras coisas.

    A primeira pergunta que você deve se fazer é: você deseja um visto de imigrante ou de não imigrante? Os processos são radicalmente diferentes. Nós, em nossa agência, somos especializados em vistos para não imigrantes. Para saber se você deseja um visto de imigrante ou não imigrante, basta saber o seu objetivo de viagem. Abaixo as diferenças entre essas classes:

    • Visto de imigrante: aplicável a estrangeiros que desejem residir de forma permanente nos Estados Unidos.
    • Visto de não imigrante: aplicável a estrangeiros que desejam viajar aos Estados Unidos em caráter temporário, seja a turismo, trabalho, estudo, intercâmbio ou outras motivações.

    Uma vez definido o seu objetivo, você deverá identificar a classe de visto que melhor corresponde ao seu propósito de viagem. A lista completa pode ser conferida aqui.

    Possuir um passaporte válido

    Você possui um passaporte? Se não, então você terá de solicitá-lo junto à Polícia Federal. Se possui, então você terá de verificar se ele está válido.

    Como saber se meu passaporte está válido?

    Para saber se o seu passaporte está válido, você precisará verificar sua data de vencimento. Passaportes válidos são os que expiram em, no mínimo, seis meses. O recomendado é sempre considerar seis meses a partir da data planejada para a volta de sua viagem.

    Se o seu passaporte não estiver válido, você terá de solicitar um novo, executando o mesmo processo realizado para a solicitação do seu passaporte atual.

    Se o seu passaporte estiver válido, então é hora de passar para o próximo passo.

    Preencher os formulários e reunir a documentação condizente com a classe de seu visto desejado

    Sabendo a classe de seu visto e possuindo um passaporte válido, você terá de iniciar o preenchimento dos formulários e reunir a documentação condizente com a classe de seu visto desejado.

    Para isso, você terá de consultar o site da Embaixada e Consulado Americano para consultar o que é exigido para a classe de seu visto. A documentação varia bastante e os formulários podem ser diferentes, a depender do seu objetivo de viagem.

    Realizar o pagamento das taxas correspondentes

    Seja qual for a classe de seu visto, você terá de pagar uma taxa, que poderá variar conforme o seu objetivo de viagem. Esse pagamento é feito no final do preenchimento e envio dos formulários requeridos.

    Há casos em que é possível uma isenção de entrevista, porém, ainda assim, as taxas serão cobradas.

    Realizar o agendamento das entrevistas

    Uma vez paga a taxa correspondente à sua classe de visto, você terá de esperar que o Consulado Americano confirme o seu pagamento. O tempo poderá variar, e as opções de pagamento são: boleto bancário e cartão de crédito (em pagamento integral).

    Confirmado o pagamento da taxa, você será informado por e-mail e terá de agendar as suas entrevistas pelo mesmo sistema utilizado para realizar o pagamento.

    Comparecer às entrevistas

    No final do processo, o que você terá de fazer é comparecer às entrevistas, que podem variar a depender da cidade onde você vive.

    Existem cinco unidades da Embaixada ou Consulado Americano no Brasil e suas entrevistas poderão ser feitas em locais diferentes ou no mesmo local, no mesmo dia ou em dias diferentes, tudo a depender do local onde reside e das unidades mais próximas de você.

    Você pode consultar aqui no site o endereço das unidades da Embaixada e Consulado Americano no Brasil para saber qual a unidade mais próxima de sua casa.

    Tem urgência na solicitação de seu visto? Então consulte a nossa postagem para se orientar sobre como solicitar o visto americano em emergência. Nesta postagem explicamos quais situações se enquadram para esse tipo de solicitação e o que fazer para pedir urgência na emissão do seu visto.

    Conclusão

    Assim, terminamos esse artigo, que buscou responder de forma direta a famosa pergunta “o que precisa para tirar o visto americano”.

    Se o conteúdo tiver de alguma maneira sido útil para você, ficamos felizes em ter ajudado.

    Caso deseje, sinta-se à vontade para acompanhar o conteúdo de nosso blog, onde abordaremos outras questões pertinentes ao processo de solicitação do visto americano.

    Quer viajar para o exterior, mas achou o processo do visto muito burocrático?

    Há vários países que não exigem vistos de turistas brasileiros. Portugal, por exemplo, é um deles. Aliás, o blog PaesPeloMundo possui dicas fantásticas sobre o que fazer nesse lindo país que é pai do nosso Brasil.

    Fica a dica.

    E caso queira acompanhar-nos nas redes sociais, você pode nos seguir, também, no Instagram.

    Muito obrigado pela leitura e desejamos a ti muito sucesso!

    Até mais!