Avançar para o conteúdo

Como solicitar o visto americano em emergência?

    Visto americano em emergência

    São muitas as situações que podem nos pegar desprevenidos. Se você entrou nessa postagem, provavelmente necessita solicitar o visto americano em emergência. Aqui, diremos a você como fazê-lo e quais situações são aceitas pelo Consulado Americano como emergenciais. Estaremos considerando, naturalmente, a solicitação de vistos americanos para não imigrantes. O processo para imigração para os Estados Unidos é inteiramente outro e não será abordado neste texto.

    Certo? Então vamos em frente.

    Se você intenta solicitar o visto americano de não imigrante e viajar para os Estados Unidos, a primeira pergunta que você deve se fazer é: você possui um passaporte válido?

    Se você não possui um passaporte, então seu primeiro passo deve ser solicitá-lo. Isso pode ser feito online através do site da Polícia Federal. No caso de necessidade de um visto americano em emergência, você também poderá solicitar o passaporte em regime emergencial.

    Tenho passaporte. Como sei se ele está válido?

    Para saber se o seu passaporte está válido, você precisará verificar sua data de vencimento. Passaportes válidos são os que expiram em, no mínimo, seis meses. O recomendado é sempre considerar seis meses a partir da data planejada para a volta de sua viagem.

    Meu passaporte está válido. E agora?

    Se seu passaporte está válido, você precisará executar os passos tradicionais para a solicitação do visto americano, que são:

    1. Preenchimento e envio do formulário DS-160;
    2. Pagamento da taxa de emissão.

    Já abordamos detalhadamente como executar cada um desses passos. Neste artigo você pode verificar como deve proceder.
    Assim, finalizado o pagamento da taxa de emissão e validado o pagamento pelo Consulado Americano, você poderá, no ato do agendamento, solicitar uma entrevista de emergência. Mas antes, você precisa verificar se sua situação se qualifica para a solicitação do visto americano em emergência.

    O Consulado Americano nos informa que as seguintes circunstâncias podem justificar uma solicitação de emergência:

    1. Morte imediata de um parente, doença grave ou acidente com risco de vida ocorrendo nos Estados Unidos.
    2. Tratamento médico urgente para o requerente ou para seu filho menor de idade.
    3. Um requerente para o visto de estudante ou intercâmbio (F/M/J) cujo I-20 ou DS-2019 tenha uma data inicial que ocorra antes do que a primeira entrevista disponível para visto.
    4. Uma necessidade inesperada de viajar para os Estados Unidos para finalidades comerciais urgentes que estejam ocorrendo dentro de 10 dias após a primeira entrevista para visto disponível.
    5. Uma visita inesperada que seja de expressiva importância cultural, política, jornalística, esportiva ou econômica e que esteja ocorrendo dentro de 10 dias após a primeira entrevista para visto disponível.

    Se sua situação se qualifica em alguma das citadas acima, então você deverá proceder seguindo os passos que iremos abordar.

    Se sua situação não se enquadra em nenhuma das citadas, mas ainda assim você deseja solicitar o visto em emergência, você também poderá fazê-lo, seguindo os mesmos passos e informando, ao final do pedido, a data e o propósito da viagem, ficando a cargo do Consulado Americano assentir ou não à solicitação.

    Há diversas motivações que justificam uma solicitação de emergência. Se a sua não está entre as citadas pelo Consulado Americano, não se preocupe. Apenas um exemplo comum de circunstância emergencial que já tivemos de lidar algumas vezes: perda/roubo do visto em datas próximas a da viagem.

    O Consulado Americano analisa com cuidado as solicitações e normalmente facilita o processo para aqueles que realmente se configuram em uma situação emergencial.

    Assim, vamos ao que você deve fazer. O visto de emergência é solicitado da seguinte maneira:

    Terminando e enviando o formulário DS-160, pagando a taxa de emissão e obtendo a confirmação de pagamento feita pelo Consulado, abrirá para você, no sistema, a opção de agendamento das entrevistas.

    Até aqui, todos os passos executados são exatamente os mesmos que para as solicitações de visto tradicionais. Agora vamos explicar o que você deve fazer de diferente para solicitar o visto americano em emergência e algumas particularidades desse tipo de solicitação.

    Como solicitar uma entrevista de emergência?

    Para solicitar uma entrevista de emergência você deverá, primeiro, marcar uma entrevista regular na primeira data disponível. Depois, você deverá entrar na sua conta, clicar em “Continue”, selecionar “Solicitar emergência” e seguir as instruções.

    É bom ter em mente a documentação que será necessária para comprovar sua solicitação emergencial. Abaixo listaremos as situações mais comuns:

    Visto em emergência por questões relativas à saúde

    Se sua solicitação em emergência envolve questões de saúde, provavelmente se enquadrará nos itens 1 e 2 citados pelo Consulado, que são:

    • Morte imediata de um parente, doença grave ou acidente com risco de vida ocorrendo nos Estados Unidos.
    • Tratamento médico urgente para o requerente ou para seu filho menor de idade.

    Nestes casos, e em outros similares, você precisará estar munido (a) do (s) laudo (s) médico (s) pertinentes (s).

    Visto em emergência por questões relativas a trabalho

    Se sua solicitação emergencial envolve trabalho, pode ser que você se enquadre nos casos 4 e 5 listados pelo Consulado Americano, que são:

    • Uma necessidade inesperada de viajar para os Estados Unidos para finalidades comerciais urgentes que estejam ocorrendo dentro de 10 dias após a primeira entrevista para visto disponível.
    • Uma visita inesperada que seja de expressiva importância cultural, política, jornalística, esportiva ou econômica e que esteja ocorrendo dentro de 10 dias após a primeira entrevista para visto disponível.

    Caso sua circunstância não se enquadre em nenhuma das listadas acima, há outras possibilidades. Pode ser que sua empresa precise, por algum motivo, te enviar para os Estados Unidos em caráter emergencial. Pode ser, também, que uma empresa americana deseje te contratar em caráter de emergência.

    Em geral, contratações não se configuram como situações verdadeiramente emergenciais, e o natural é que, neste caso, você solicite o seu visto pelo processo tradicional.

    Independente de qual seja sua motivação, se está relacionada a trabalho, negócios ou comércio, você precisará que a empresa interessada emita, em papel timbrado, um documento formal requisitando o seu visto em caráter de emergência. Este documento deverá conter:

    • Motivação do pedido (motivos da urgência)
    • Local da atividade pretendida (endereço)
    • Data pretendida da viagem
    • Período de permanência nos Estados Unidos
    • Dados formais da organização (CNPJ, razão social, endereço, e-mail e telefone)
    • Dados completos do solicitante do visto (nome, CPF, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone)

    Visto em emergência por questões relativas a estudo

    Se a sua motivação para a solicitação do visto em emergência envolve estudo, provavelmente se enquadrará no item 3 listado pelo Consulado Americano, que é:

    • Um requerente para o visto de estudante ou intercâmbio (F/M/J) cujo I-20 ou DS-2019 tenha uma data inicial que ocorra antes do que a primeira entrevista disponível para visto.

    Em geral, esta é a única situação onde é possível solicitar um visto americano emergencial com motivação relativa a estudo. Para todas as outras situações, você terá de cumprir o processo de solicitação tradicional.

    Caso você se enquadra na situação acima, então precisará de ter em mãos um documento formal emitido pela instituição de ensino, em papel timbrado, que requisite a sua solicitação emergencial. Este documento deverá conter:

    • Motivação do pedido (motivos da urgência)
    • Data pretendida da viagem
    • Período de permanência nos Estados Unidos (duração do curso ou dos estudos)
    • Dados formais da instituição (CNPJ, razão social, endereço, e-mail e telefone)
    • Dados completos do solicitante do visto (nome, CPF, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone)

    Caso a instituição se responsabilize pelo seu alojamento nos Estados Unidos, é interessante que essa informação seja colocada no documento, com o endereço do local onde você se hospedará (se for dentro da própria instituição, basta que essa informação seja mencionada).

    Se a sua situação não está inclusa em nenhuma das citadas acima, lembre-se: para solicitar emergência em uma de solicitação de visto, você precisara de um documento formal que comprove a sua necessidade, seja ela qual for.

    Certo?

    Então, caro (a) leitor (a), finalizamos esse artigo. Se o conteúdo acima foi útil para você, ficamos muito felizes em tê-lo (a) ajudado (a).

    Caso queira acompanhar nosso trabalho, você também pode nos seguir no Instagram.

    Agradecemos pela leitura e desejamos sucesso em seus planos de obter o visto americano!

    Até mais!