Confira as respostas para as principais dúvidas relacionadas ao visto americano para casal!
O processo de solicitação do visto americano pode parecer um pouco complexo para aqueles que nunca o fizeram.
No caso de casais, são muitas as dúvidas que surgem a respeito de como fazê-lo, como por exemplo se a entrevista será feita junta ou separadamente, se há diferença entre solicitações de namorados, noivos e casados, entre outras.
Visto que recebemos frequentemente as mesmas perguntas, preparamos este artigo para que você tire de vez as suas dúvidas a respeito do processo de visto americano para casal.
Boa leitura!
Conteúdo da postagem
Para casais, é melhor fazer o pedido de visto junta ou separadamente?
Essa é a pergunta mais básica que surge num casal que deseja solicitar o visto americano.
A resposta é muito simples: se vocês desejam viajar juntos, façam o pedido de visto juntos.
Porém, sabemos que há casos e casos, e por isso é difícil fornecer uma resposta universalmente aplicável.
O que podemos resumir é que há algumas diferenças entre o processo de solicitação de visto para namorados, noivos e casados, e as abordaremos mais adiante.
Apenas reforçamos que não justifica pedir o visto separadamente, caso a intenção do casal seja viajar junto; isso, aliás, pode ser prejudicial em ambos os processos.
Caso o casal faça o pedido de visto junto, a entrevista será feita junta ou separadamente?
Essa é outra pergunta que é muito frequente de recebermos sobre o processo de visto americano para casal.
Há uma resposta simples, e alguns poréns.
A resposta simples é que, caso o casal pague a taxa consular conjuntamente, isto é, através de um único boleto, o agendamento da entrevista poderá ser feito também conjuntamente, ou seja, na mesma unidade consular, no mesmo dia e no mesmo horário.
Procedendo desta maneira, o casal poderá ir junto para a entrevista, e poderá permanecer junto até o instante em que entrarão na fila que precede as entrevistas nos guichês.
Neste momento, porém, pode ser que o consulado separe o casal e peça para que as entrevistas sejam realizadas individualmente, em guichês diferentes.
Isso é muito frequente?
Não. Porém, em alguns casos eles podem exigi-lo.
Quando o casal possui algum vínculo legal registrado em cartório, a entrevista é de praxe realizada conjuntamente, em um único guichê.
Quando o casal não é formalmente ligado, isto é, no caso de namorados ou noivos, pode ser que o consulado os separe para a entrevista, embora seja algo muito raro de acontecer.
Na imensa maioria dos casos, quando o casal preenche o formulário informando que viajará junto, a entrevista é realizada conjuntamente.
Há diferença entre a solicitação de namorados, noivos e casados?
Essa já é uma pergunta mais fácil: há, sim, diferença entre a solicitação de namorados, noivos e casados.
Quando o casal é vinculado formalmente em cartório via alteração de estado civil (casamento, união estável, etc.) há uma tendência para que a situação do casal seja analisada conjuntamente.
Isso quer dizer, em primeiro lugar, que há entre o casal um vínculo forte (o que costuma ser positivo).
Em segundo lugar, quer dizer que se um dos cônjuges tiver uma situação de renda/vínculo muito melhor que a do outro, o primeiro poderá colaborar positivamente para a aprovação do visto do segundo.
Em terceiro lugar, como já dissemos, a tendência é que a situação do casal seja analisada como uma só.
Por outro lado, quando o casal não possui vínculo formal, a tendência é que as situações sejam analisadas individualmente.
A principal consequência disso é que, caso a situação de um dos parceiros seja muito melhor do que a do outro, ela não terá um efeito tão positivo sobre o processo do outro, visto que entre eles há um vínculo mais fraco do que se fossem ambos casados.
De qualquer maneira, independentemente do estado civil, se o casal deseja viajar junto, o ideal é que faça o pedido de visto junto.
Isso é especialmente verdade no caso de quem é casado (a), uma vez que, caso um dos parceiros faça o pedido de visto americano sozinho (a), o consulado certamente perguntará o motivo de o (a) companheiro (a) não o estar fazendo também.
De forma alguma, isso quer dizer que o pedido será negado, mas cremos ser válido evitar tal pergunta para evitar, também, qualquer tipo de complicação.
O cônsul conversa com os dois na entrevista?
Essa é mais uma pergunta que frequentemente recebemos no caso de pedidos de visto americano para casal.
A resposta é certeira: sim, o cônsul conversa com ambos na entrevista.
Porém, o quanto o cônsul irá delongar-se com cada um dos parceiros irá depender de muitas questões.
A primeira e mais importante delas é: há apenas um ou dois pagantes nos pedidos?
Caso o casal tenha colocado que um dos integrantes pagará as duas viagens, a tendência é que o cônsul faça mais perguntas ao integrante colocado como pagante.
Caso o casal tenha colocado dois pagantes, isto é, que cada um pagará a própria viagem (ou ainda, que cada um terá um pagante próprio), a tendência é que as perguntas sejam melhor distribuídas entre os dois.
Há, porém, outra questão que deve ser mencionada.
A segurança e a fluidez com que as perguntas vão sendo respondidas influenciam, também, se mais ou menos perguntas vão sendo feitas durante a entrevista.
Isso é algo absolutamente natural, e pode ser dito em outras palavras: se o cônsul tiver segurança nas respostas que lhe forem dadas, a tendência é que a entrevista seja abreviada.
Portanto, caso um dos integrantes se complique na entrevista, seja por nervosismo ou qualquer outro motivo, é natural que ele seja mais demoradamente interrogado.
Existe a possibilidade de negar o visto de um e aprovar do outro?
Para fechar, respondemos essa que é uma das perguntas mais frequentes que recebemos sobre o visto americano para casal.
A resposta para ela é muito simples, e é uma consequência de outra questão que já abordamos neste artigo.
Sim, existe a possibilidade de que apenas um dos vistos seja aprovado.
Na verdade, o cônsul tem plenos poderes para aprovar ambos, negar ambos ou aprovar somente um deles.
Porém, na imensa maioria dos casos, podemos fazer o seguinte resumo:
Caso o casal tenha um vínculo legal formalizado, sua situação tende a ser analisada conjuntamente e, portanto, a tendência é de que ambos os vistos sejam ou aprovados, ou negados.
Caso o casal não possua vínculo legal formalizado, sua situação tende a ser analisada individualmente e, portanto, aumenta a possibilidade de que apenas um dos dois seja aprovado.
Lembrando que, neste último caso, apesar de aumentar a possibilidade de que apenas um dos vistos seja aprovados, isso absolutamente não quer dizer que irá acontecê-lo, pois há muitos outros fatores envolvidos no processo.
Conclusão
Ficamos por aqui!
Esperamos que você tenha gostado de nosso artigo e tirado suas dúvidas sobre o processo de visto americano para casal.
Caso você tenha interesse em nossos serviços de assessoria, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através de nosso formulário de contato.
Atendemos clientes de todo o Brasil.
Um abraço e até a próxima!
Assessoria especializada em visto americano e viagens internacionais.