Avançar para o conteúdo

Visto americano familiar: principais perguntas respondidas

    Visto americano familiar

    Confira as respostas para as principais dúvidas relacionadas ao visto americano familiar!

    O processo de solicitação do visto americano pode parecer complexo para aqueles que nunca o fizeram.

    No caso de famílias, muitas dúvidas surgem e, tendo em vista que o processo torna-se mais custoso, proporcionalmente aumenta-se a preocupação.

    Há uma série de perguntas que recebemos com muita frequência sobre o visto americano familiar e que julgamos importantes para aqueles que pretendem viajar aos EUA em família.

    Sendo assim, preparamos este artigo para que você tire de vez as suas dúvidas a respeito do processo de visto americano familiar.

    Boa leitura!

    Existe uma categoria de visto americano familiar?

    Antes de tudo, é preciso deixar claro: não existe uma categoria específica de visto americano familiar.

    O que se costuma referir como visto americano familiar é o visto solicitado conjuntamente por uma família.

    Isso se aplica, em resumo, para uma família cujos membros não possuem visto americano e desejam, juntos, conhecer os Estados Unidos.

    O visto, porém, é um documento individual, como o passaporte ou o RG, e por isso tanto é concedido como deve ser solicitado individualmente.

    Tal significa que, como cada um dos membros da família precisa de um passaporte individual, cada um deles precisará, também, de um visto individual.

    Contudo, há algumas especificidades (e até vantagens) de se solicitar um visto em família, e as abordaremos a seguir.

    Qual a diferença entre o visto individual e o visto americano familiar?

    Como explicamos no último tópico, não existe uma classe para o visto americano familiar.

    Cada visto é solicitado e aprovado individualmente.

    O que estamos chamando visto americano familiar, porém, aplica-se ao caso de uma família que deseja viajar junta aos Estados Unidos.

    Neste caso, é possível que a família realize os comparecimentos presenciais conjuntamente, tanto na unidade do CASV quanto no consulado.

    É possível, inclusive, e até provável, que a família realize uma única entrevista, isto é, que todos os membros estejam juntos, num mesmo guichê, diante do cônsul, que irá analisar simultaneamente as solicitações.

    Portanto, diferentemente do processo de visto “individual”, em que o solicitante faz a entrevista sozinho, para solicitações de visto em família é possível fazê-la acompanhado de familiares.

    Para famílias, é melhor fazer o pedido de visto americano junta ou separadamente?

    Sem dúvida, essa é a principal pergunta que recebemos a respeito do visto americano familiar, e sua resposta envolve muitos fatores.

    Começaremos dizendo que, a princípio, o ideal é que a família realize o pedido de visto conjuntamente, caso deseje viajar conjuntamente aos EUA.

    São raríssimas as exceções a esta regra, e há algumas vantagens consideráveis em fazer um processo de solicitação em família.

    Antes de citar a primeira delas, precisamos relembrar qual a função do cônsul e o que o cônsul não quer que aconteça.

    Em resumo, o Consulado Americano existe com o objetivo de evitar as seguintes situações:

    • Que alguém entre no país com uma permissão para turismo e permaneça residindo ilegalmente;
    • que alguém entre no país sem possuir condições financeiras para se manter;
    • que alguém entre no país com más intenções.

    Com isso em mente, o cônsul analisa em todos os solicitantes três fatores principais:

    1. Motivação da viagem
    2. Condições financeiras de arcar com a viagem
    3. Vínculo no país de origem

    Perceba que todas essas questões estão interligadas e, no caso de uma família, geralmente interligam-se também entre os familiares.

    Agora, voltamos à nossa pergunta: para uma família, é preferível fazer o pedido de visto junta ou separadamente?

    A primeira resposta que damos é: geralmente, a maioria das pessoas fazem viagens internacionais acompanhadas.

    Isso quer dizer que não há quem viaje sozinho, ou que o consulado negará solicitações individuais?

    Obviamente que não.

    Porém, isso quer dizer que um pedido de visto em família poderá soar mais autêntico ou, em outras palavras, o fator número 1 mencionado (motivação da viagem) poderá parecer melhor justificado ao cônsul.

    Temos de lembrar que uma das funções do cônsul é evitar pedidos cuja motivação seja falsa, evitar que alguém peça um visto de turismo para estabelecer residência ilegal.

    Assim, neste quesito, pedir um visto americano em família pode ser uma boa ideia.

    Além disso, salientamos que comparecer ao consulado em família é positivo por explicitar a própria família, isto é, um vínculo que você possui em seu país de origem.

    Como já mencionamos, o vínculo é um dos fatores mais importantes para o cônsul, embora simplesmente pedir o visto em família não queira dizer que você já foi aprovado segundo este quesito.

    É preciso preencher um formulário para cada membro da família?

    Outra pergunta muito frequente, e que julgamos já ter ficado um tanto óbvia.

    Sim, é preciso preencher um formulário para cada membro da família, posto que, como dissemos, o visto é um documento individual.

    A diferença no processo de visto americano familiar resume-se aos comparecimentos presenciais, que podem ser feitos conjuntamente.

    Há alteração no valor da taxa ou um desconto para o visto familiar?

    Geralmente vem esta pergunta acompanhada da pergunta do tópico anterior.

    Respondemos: assim como cada membro da família deve preencher um formulário individual, cada um deve pagar individualmente uma taxa, que é a mesma para todos, independentemente da idade.

    Já nos alongamos aqui no site nestes assuntos, e você pode conferir o que escrevemos sobre a taxa do visto americano e sobre, por exemplo, o processo de solicitação para bebês.

    É possível que um ou mais membros da família sejam elegíveis para isenção de entrevista; porém, isso não alterará o valor da taxa consular, que é individual.

    Caso uma família faça o pedido de visto junto, a entrevista será feita junta ou separadamente?

    Assim como dissemos no artigo que escrevemos sobre o visto americano para casal, há, aqui, uma resposta simples e alguns poréns.

    A resposta simples é que, caso a família pague a taxa consular conjuntamente, isto é, através de um único boleto, o agendamento da entrevista poderá ser feito também conjuntamente, ou seja, na mesma unidade consular, no mesmo dia e no mesmo horário.

    Procedendo desta maneira, a família poderá ir junta para a entrevista, e poderá permanecer junta até o instante em que entrarão na fila que precede as entrevistas nos guichês.

    Neste momento, porém, pode ser que o consulado separe a família e peça para que as entrevistas sejam realizadas em guichês diferentes, em organização que será definida no momento pelo agente consular.

    Isso é muito frequente?

    Não. Geralmente, se uma família preenche o DS-160 dizendo que viajará junta, realiza o agendamento das entrevistas conjuntamente e comparece conjuntamente ao consulado, a entrevista é realizada, para todos, num único guichê.

    Porém, até por uma questão de espaço e agilidade, às vezes o agente consular opta por separar a família em grupos menores, mas o faz apenas em casos específicos.

    Pode-se generalizar e dizer que familiares que residem no mesmo endereço quase nunca realizam a entrevista separadamente, caso tenham feito o agendamento em conjunto.

    Quando residem em endereços diferentes, por exemplo, no caso de um irmão e uma irmã, ou uma tia e um sobrinho, geralmente as entrevistas são realizadas conjuntamente caso os familiares informem que pretendem viajar juntos, porém o agente consular pode separá-los e pedir que realizem entrevistas separadamente.

    O cônsul conversa com a família inteira na entrevista?

    Essa é uma pergunta que, como quase tudo o que envolve o processo de solicitação do visto americano, não possui uma resposta definitiva e universalmente aplicável.

    Porém, a tendência é que, no processo de visto familiar, o cônsul faça perguntas para todos os familiares, concentrando-se naqueles que são pagantes das viagens ou possuem pagante próprio.

    Este último caso aplica-se, por exemplo, no caso de um sobrinho que está fazendo o pedido de visto com a tia, mas terá a viagem paga pelo próprio pai.

    No mais, é natural que o cônsul concentre-se nos pagantes das viagens, especialmente porque são eles que irão contribuir de maneira mais decisiva para o quesito “condição financeira” da família.

    Existe a possibilidade de negar o visto de um familiar e aprovar o de outro?

    Para finalizar, esta que é outra das perguntas mais frequentes a respeito do processo de visto familiar.

    A resposta é: sim, o cônsul pode negar o visto de um familiar, mesmo aprovando o do outro.

    O cônsul, relembrando, tem poderes para aprovar todos os vistos, negá-los todos ou aprovar uns e outros não.

    Porém, visto que a motivação da viagem de uma família que faz o pedido em conjunto é uma só, o natural é que os vistos sejam todos ou aprovados, ou todos negados.

    Alguns dos muitos fatores que podem fazer com que um visto seja negado enquanto os outros sejam aprovados são:

    • Um dos familiares é pagante ou possui pagante próprio e possui situação financeira mais precária que o restante da família.
    • Um dos familiares, residente em endereço próprio, possui vínculos mais fracos no Brasil.
    • Um dos familiares fica nervoso e/ou se porta mal durante a entrevista.
    • Um dos familiares preenche incorretamente o formulário DS-160.
    • Um dos familiares fornece informações falsas ou conflitantes, seja no formulário ou na entrevista.

    Em resumo: caso a situação de um familiar destoe da situação do resto da família em algum dos quesitos analisados pelo consulado, ele poderá ter o visto negado, mesmo que a família tenha-o aprovado.

    É algo comum?

    Não, mas pode acontecer.

    Conclusão

    Ficamos por aqui!

    Esperamos que você tenha gostado de nosso artigo e tirado suas dúvidas sobre o processo de visto americano familiar.

    Caso você tenha interesse em nossos serviços de assessoria, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através de nossa página de contato.

    Atendemos clientes de todo o Brasil.

    Um abraço e até a próxima!