Avançar para o conteúdo

Precisa de teste de Covid-19 para viagens internacionais? (Links úteis)

    Teste de covid

    Veja alguns links que podem ser extremamente úteis para você saber se precisa de teste de Covid-19 em viagens internacionais!

    Olá, pessoal!

    Em tempos de pandemia, está cada vez mais difícil saber com precisão os requisitos para embarque ou desembarque em nossos destinos, uma vez que todos os dias saem novas regras, novas exigências e novas informações.

    O que mudou nos últimos meses não foi brincadeira. E isso afetou toda a cadeia envolvida no turismo, seja companhias aéreas, seja funcionários de aeroportos ou seja nós mesmos, passageiros.

    E se tudo ficou mais difícil e burocrático (por necessidade), nunca foi tão importante estar munido de informações.

    O famoso teste de Covid-19 (RT-PCR), por exemplo, é algo que entrou em cena e está sendo exigido para vários destinos.

    Precisa mesmo dele para viajar? Quando devo fazê-lo? Onde fazê-lo fora do Brasil?

    Essas e outras dúvidas serão respondidas nesse artigo.

    Indicaremos, também, alguns links muito úteis para que você consiga ter segurança na hora de viajar e consultar informações sobre o teste de Covid e restrições de entrada.

    Vamos là!

    Brasil passou a exigir o teste negativo de Covid-19 para a entrada

    Brasil exige teste de covid

    No dia 30 de dezembro de 2020, a Agência Brasil noticiou:

    A partir de hoje (30), passageiros de voos internacionais que embarcarem para o Brasil precisarão apresentar um teste RT-PCR negativo ou não reagente para covid-19. O exame deve ter sido feito até 72 horas antes da viagem. A obrigatoriedade vale para todos os viajantes, brasileiros ou estrangeiros, independentemente de sua origem.

     

    Crianças menores de 2 anos estão dispensadas da apresentação do teste, assim como crianças com idade entre 2 e 12 anos, desde que seus acompanhantes cumpram todas as exigências. Já crianças entre 2 e 12 anos viajando desacompanhadas são obrigadas a apresentar o exame, da mesma forma que os demais viajantes.

     

    A medida está prevista na portaria nº 648/2020, publicada na semana passada, que e também trata da proibição, em caráter temporário, da entrada no Brasil de voos com origem ou passagem pelo Reino Unido e Irlanda do Norte. No último dia 17, o governo já havia determinado a exigência do exame na portaria nº 630/2020.

    O que isso impactou?

    Impactou que, a partir dessa nova exigência, todos os brasileiros que fizessem alguma viagem ao exterior teriam de apresentar o teste RT-PCR negativo no ato da entrada, no retorno ao Brasil.

    O grande problema é que, fora do país, muitos passageiros não sabiam onde fazer o teste, e até agora há alguma dificuldade para encontrar essa informação.

    Antes do Brasil, alguns países já haviam adotado exigência semelhante, e muitos outros países ainda permaneciam (e permanecem) com medidas restritivas mais severas, como os Estados Unidos, por exemplo.

    Mais o maior problema é que, não bastasse o fato de que cada país está adotando estratégias de controle individualmente, ainda há exigências que se diferem, dentro de um mesmo país, para voos internacionais e domésticos.

    No Brasil, por exemplo, a partir da medida governamental citada acima, o exame passou a ser exigido a passageiros de voos internacionais, mas não de domésticos (com exceção de algumas cidades).

    Por isso, vamos tentar colocar um pouco de ordem na casa.

    Precisa de teste de Covid-19 para viagens internacionais?

    Precisa de teste de Covid-19 para viagens internacionais?

    Para brasileiros, a resposta resumida é: sim. No mínimo, na data em que escrevemos esse post, será exigido do brasileiro um teste de Covid-19 negativo no voo de volta.

    Provavelmente será exigido, também, no voo de ida. E por mais que o país apresente restrições “moderadas” de entrada, geralmente os comunicados oficiais reservam aos países o “direito” de colocar qualquer passageiro em observação caso haja suspeita.

    Na prática, levar o teste RT-PCR acaba sendo uma medida preventiva para evitar de ser retido na entrada.

    As informações a respeito das exigências devem ser avaliadas país por país, e recomendamos a consulta deste excelente compilado de informações que tem sido atualizado diariamente pelo Skyscanner.

    Além disso, recomendamos que consulte as exigências que estão sendo operadas individualmente pelas companhias aéreas. Cada uma delas possui o próprio protocolo, por isso é importante consultá-las antes do embarque.

    Onde fazer o teste de Covid-19 fora do Brasil?

    Se você fizer uma viagem internacional por agora, você precisará obrigatoriamente de apresentar um teste de Covid-19 realizado em até 72 horas antes do embarque no voo de retorno ao país.

    Resumindo: muito provavelmente terá de fazer esse teste de Covid-19 fora do Brasil.

    Se for o seu caso, recomendamos que acesse esse link da CVC Corp, onde estão compilados os contatos de inúmeros laboratórios de diversos países que realizam o teste de Covid-19, inclusive com a informação de preço aproximado do teste.

    A maneira com que foi organizada essa página facilita muito a busca, pois os laboratórios estão divididos, primeiro, por regiões, em seguida por países e, finalmente, por cidade.

    Meu teste de Covid-19 deu positivo fora do Brasil. E agora?

    Onde fazer o teste de Covid-19 fora do Brasil?

    Se você teve a infelicidade de contrair Covid fora do Brasil e o seu teste apontou positivo, seu embarque não será permitido no retorno ao país.

    Porém, não é o fim do mundo, como iremos mostrar adiante.

    Nossa primeira recomendação, caso você faça o teste de Covid-19 e dê positivo, é que você informe a companhia aérea do resultado do exame logo após obtê-lo.

    Isso porque, informando-a, você conseguirá reagendar seu retorno sem custos, mediante a comprovação via exame.

    Seu bilhete ficará “em aberto” até que você consiga apresentar um teste de Covid-19 negativo, ou seja, até que o vírus saia de seu corpo.

    A segunda recomendação é que você se isole e não vá ao aeroporto, para evitar a contaminação de outras pessoas. Contate a companhia do próprio hotel.

    Feito isso, fique tranquilo (a): você conseguirá retornar ao Brasil.

    Mas nem tudo são flores.

    As companhias aéreas podem cobrar de você diferenças de tarifa no reagendamento, apesar de isentá-lo (a) da multa. Aqui, um reforço: não deixa para a última hora o comunicado à companhia aérea, isso pode acarretar um aumento da diferença de tarifas.

    Além disso, você terá de arcar com os custos de hospedagem e alimentação durante o período em que estiver aguardando que o vírus deixe o seu corpo.

    Por isso, nossa maior recomendação é: esteja ciente e previna-se.

    Medidas gerais de prevenção contra o Covid-19

    Nunca é demais reforçar o que pode ser feito para prevenir que nos contaminemos com o vírus.

    Praticamente, as companhias aéreas estão adotando medidas específicas para evitar a proliferação do vírus. Mas aqui vão algumas dicas:

    • Consulte o portal do Ministério da Saúde: lá sempre estão as informações de melhor qualidade e atualizadas sobre tudo o que se refere à pandemia;
    • Use máscara, sempre, em locais públicos;
    • Evite, sempre, as aglomerações;
    • Avalie a necessidade de sua viagem. Caso seja possível, adie-a, pois ainda está sendo possível fazê-lo sem custo em diversas companhias aéreas e para diversos destinos;
    • Lave as mãos com sabão e água ou use álcool em gel 70% quando não há água e sabão disponíveis;
    • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
    • Mantenha, sempre que possível, a distância mínima de segurança em locais públicos;
    • Não compartilhe objetos pessoais.

    Conclusão

    É isso, pessoal!

    Esperamos que o artigo tenha sido útil e ajudado de alguma forma a solucionar essas tantas dúvidas que têm aparecido a respeito do teste de Covid.

    Se você gostou desse artigo, não deixe de ver a nossa seção de visto americano, onde possuímos diversos artigos abordando-lhe o processo de solicitação.

    Um abraço e até a próxima!