Avançar para o conteúdo

Qual a melhor cidade para tirar o visto americano? Respondemos!

    Qual a melhor cidade para tirar o visto americano

    Saiba qual a melhor cidade para tirar o visto americano e se existe algum consulado mais fácil de ter o visto aprovado!

    Duas das perguntas que mais frequentemente recebemos são: 1) Qual a melhor cidade para tirar o visto americano? e 2) Existe algum consulado mais fácil de se conseguir o visto?

    Antigamente, a primeira destas perguntas estava o mais das vezes relacionada com a segunda. Hoje em dia, isso mudou um pouco, porque outros fatores passaram a influenciar o processo de solicitação do visto americano.

    Sendo assim, preparamos esse artigo para que você saiba de uma vez por todas o que você deve levar em consideração para definir a melhor cidade para solicitar o seu visto, e se existe algum consulado onde é mais fácil conseguir aprovação.

    Boa leitura!

    O que é preciso para tirar o visto americano

    Se você não conhece o processo de solicitação do visto americano para brasileiros, aqui vai um resumo das etapas que você terá de percorrer:

    1. Preenchimento do formulário DS-160
    2. Pagamento da taxa de emissão
    3. Agendamento das entrevistas
    4. Comparecimento à primeira entrevista (CASV)
    5. Comparecimento à segunda entrevista (Consulado Americano)

    Naturalmente, essas etapas aplicam-se àqueles que já possuem um passaporte válido. Caso você não possua, você precisará solicitá-lo junto à Polícia Federal antes de iniciar o seu processo de visto.

    Percebemos, pois, que as etapas 4 e 5 envolvem comparecimentos presenciais em unidades físicas, seja do CASV, seja do Consulado Americano.

    Ocorre que, no Brasil, não são todas as cidades que possuem tais unidades; portanto, para a maioria dos brasileiros, é necessário realizar uma viagem para comparecer às entrevistas presenciais exigidas no processo de solicitação do visto.

    Assim, é natural que surja a dúvida sobre qual cidade é melhor para realizá-las, contudo, há elementos justificáveis e não justificáveis nesta dúvida, e tentaremos esclarecê-los a seguir.

    O que mudou nos últimos anos no processo de visto

    Aqueles que, como nós, trabalham com o processo de solicitação do visto americano há muitos anos, lembram-se de um tempo, já muito distante, em que este era concluído, de praxe, em algo como 15 dias.

    Então o mundo inteiro foi impactado pela pandemia de COVID-19, e o processo de solicitação de visto americano, até hoje, sofre com as consequências.

    Ocorre que, durante a pandemia, quando os países adotaram medidas de contenção e fecharam as fronteiras, o Consulado Americano ficou fechado por muitos meses, sem possibilidade de emissão ou renovação de vistos.

    Assim, as muitas milhares de entrevistas que estavam agendadas para estes meses tiveram de ser canceladas e reagendadas para datas posteriores.

    Quando o Consulado Americano reabriu e novamente passou a emitir vistos, havia um acúmulo imenso de solicitantes que sobrecarregou as unidades consulares, que não foram capazes de absorver uma demanda tão grande.

    O resultado prático foi que ficaram escassas as vagas para o agendamento de entrevistas em todas as unidades, e os prazos pioraram bastante.

    Hoje, o solicitante de visto americano às vezes tem de esperar muitos meses desde o pagamento da taxa consular ao comparecimento às entrevistas, e isso, de fato, pode influenciar na sua escolha da melhor cidade para realizá-las, visto que a disponibilidade de datas tem variado de cidade para cidade.

    Em quais cidades é possível solicitar o visto americano?

    No Brasil, somente cinco cidades possuem unidades de Consulado Americano e CASV.

    Belo Horizonte, antes da pandemia, possuía uma unidade de CASV, que fechou.

    Já fizemos um texto onde disponibilizamos todos os endereços e telefones das unidades consulares; mas abaixo listamos, mais uma vez, as cidades que possuem Consulado Americano no Brasil, e seus respectivos endereços:

    Brasília

    Embaixada dos EUA Brasília
    Endereço: Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
    CEP 70403-900
    Telefone: (55-61) 3312-7000

    Recife

    Consulado Americano em Recife
    Endereço: Rua Gonçalves Maia, 163 – Boa Vista
    CEP 50070-060
    Telefone: (81) 3416-3050

    Porto Alegre

    Consulado Americano em Porto Alegre
    Endereço: Av. Assis Brasil, 1889 – Passo d’Areia
    CEP 91010-005
    Telefone: (51) 3345-6000

    Rio de Janeiro

    Consulado Americano no Rio de Janeiro
    Endereço: Av. Presidente Wilson, 147 – Castelo
    CEP 20030-020
    Telefone: (21) 3823-2000

    São Paulo

    Consulado Americano em São Paulo
    Endereço: R. Henri Dunant, 500 – Chácara Santo Antonio
    CEP 04709-110
    Telefone: (11) 3250-5000 / 8730

    O que levar em consideração para escolher a melhor cidade para tirar o visto americano

    Tendo em vista o que ficou dito, podemos agora prosseguir e responder a primeira pergunta que nos propomos no início deste texto.

    Como mostramos, há cinco cidades nas quais é possível realizar as entrevistas do processo de visto americano, e há três fatores básicos que devem ser analisados para que você defina qual a melhor cidade para que você tire o seu visto.

    Distância

    O primeiro e mais básico destes fatores é a distância da unidade consular para a sua casa.

    Como apenas cinco cidades possuem unidades consulares, a maioria dos brasileiros tem de viajar para comparecer às entrevistas do processo.

    Portanto, a primeira coisa que você deve pensar antes de agendar as suas entrevistas é quão longe são as cidades disponíveis de sua casa.

    Cidades mais próximas envolverão maior facilidade para que você se locomova até elas.

    Caso você resida em alguma dessas cidades, muito provavelmente será esta a cidade ideal para que você realize os comparecimentos presenciais (salvo em duas únicas situações: a de não haver disponibilidade de datas ou a disponibilidade de datas não atender o seu planejamento de viagem).

    Forma e preço da locomoção

    Embora esteja este fator relacionado ao anterior, é bom distingui-los, pois nem sempre estarão eles em ligação direta, a depender de onde você more.

    Após analisar o fator anterior, isto é, após definir a cidade que possui unidade do consulado mais próxima de sua casa, você deve analisar como irá se locomover até ela.

    Há quem possa ir a pé a uma unidade consular, há quem tenha de pegar um ônibus local, e há quem tenha de percorrer dezenas ou centenas quilômetros até ela.

    Caso você se enquadre nesta última situação, você terá de analisar as opções de transporte disponíveis, que geralmente irão variar entre o aéreo e rodoviário.

    Nisto entrará a questão do preço, que talvez lhe faça rever a decisão sobre qual a melhor cidade para que você realize as entrevistas.

    É possível que, de sua cidade, seja mais barato ir a, por exemplo, São Paulo em vez de Brasília, ainda que a distância para Brasília seja menor.

    Isso poderá ocorrer devido a disponibilidade e a demanda do transporte, a depender da forma escolhida.

    Portanto, também é um fator que deve ser considerado.

    Disponibilidade de datas

    Por último, este que é um fator que passou a influenciar o processo de visto nos últimos anos, como já mencionamos anteriormente.

    Pode ser que você defina a melhor cidade para solicitar o seu visto baseando-se nos fatores anteriores, mas a disponibilidade de datas para o agendamento nesta cidade específica não lhe atenda.

    Assim, caso a disponibilidade de outra cidade esteja melhor, pode ser que este fator pese e você prefira percorrer uma distância maior para que o seu processo seja finalizado mais rapidamente.

    O fator “disponibilidade” tem sido muito dinâmico nos últimos meses, e tem variado muito as datas para o agendamento nas cinco cidades.

    Aqui, na agência, já ocorreu de clientes nossos residentes em São Paulo optarem por se locomoverem a Brasília devido à melhor disponibilidade de datas.

    Houve, também, quem morasse em cidades próximas ao Rio de Janeiro optar por se locomover a São Paulo pelo mesmo motivo.

    Assim, é difícil dizer como será num futuro próximo e, embora ansiemos para que a situação se normalize e novamente possamos agendar entrevistas com facilidade para todas as cidades, não é certo que isso ocorra e este fator, por ora, continua merecendo atenção.

    Existe alguma cidade em que é mais fácil conseguir o visto americano aprovado?

    Para fechar, esta pergunta que é um dos maiores mitos a respeito do processo de visto americano.

    Como você pode perceber, não listamos este como um dos fatores que você deve avaliar para definir a melhor cidade para tirar o seu visto americano, e isso por um motivo muito simples: não existe cidade mais fácil ou mais difícil de se tirar o visto, no que tange à facilidade de aprovação.

    Replicaremos o que já escrevemos aqui sobre esta questão em outra ocasião:

    Todos os cônsules são treinados da mesmíssima maneira. O Consulado Americano é uma instituição idônea e sólida.

     

    Algumas pessoas, seja por terem o visto negado em determinada cidade, ou não simpatizarem com algum cônsul, ou obterem a aprovação em outra cidade na segunda tentativa, são levadas a pensar que existe alguma diferença na solicitação feita em cidade X ou Y.

     

    Isso não é verdade.

     

    Já submetemos centenas de solicitações de visto para todas as cidades que possuem unidade da Embaixada ou Consulado Americano no Brasil e podemos dizer, seguramente, que os procedimentos são idênticos.

     

    Não há vantagem ou desvantagem em se solicitar a entrevista para tal ou qual cidade.

    Conclusão

    Então é isso!

    Esperamos que você tenha gostado de nosso artigo e tenha solucionado a sua dúvida sobre qual cidade é melhor para tirar o visto americano.

    Se você gostou desse conteúdo e tiver interesse em nossos serviços de assessoria, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através de nossa página de contato.

    Um abraço e até a próxima!