O excelente Booking.com realizou um interessantíssimo levantamento para analisar as cidades mais hospitaleiras do Brasil. Comentaremos, um por um, os destinos mencionados.
Ninguém aguenta ser mal recebido, não é verdade? E muito pior ser mal recebido quando buscamos justamente relaxamento e lazer!
Pensando nisso, buscando valorizar o empenho dos bons anfitriões e ajudando, também, os possíveis hóspedes, o Booking analisou mais de 177 milhões de comentários e ratings de hóspedes em terras brasileiras entre janeiro de 2017 e 2019 e elaborou uma lista com as cidades mais hospitaleiras do Brasil.
O ranking é interessantíssimo por ser calcado, basicamente, na satisfação dos hóspedes. E, em adicional, devido a enorme amostragem disponibilizada por um site do tamanho do Booking, podemos, sim, dizer que as cidades que possuem um alto nível de satisfação dos hóspedes destacam-se, de fato, pela hospitalidade.
Sem mais delongas, vamos à lista. Apresentaremos cada uma das cidades mais hospitaleiras do Brasil e faremos, também, comentários sobre elas (já visitamos quase todas. Quase!… E as que não visitamos, certamente pretendemos visitar).
Conteúdo da postagem
1 – Monte Verde, Minas Gerais
Perfil da cidade
- Município: Camanducaia
- Estado: Minas Gerais
- População: 4.132 (Censo de 2012. IBGE)
Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia-MG, localizado ao extremo sudoeste do estado, na conhecida Serra da Mantiqueira.
A cidade está a 1.555 metros de altitude e é considerada de clima subtropical, devido ao relevo montanhoso.
Monte Verde é frequentemente comparada a Campos do Jordão-SP, devido a alta altitude, o grande número de pousadas, a vegetação riquíssima e o clima sensorialmente temperado.
Comentários
Monte verde é um charme! E não surpreende que tenha alcançado o topo desta lista de cidades mais hospitaleiras do Brasil.
Como já fica automaticamente a recomendação de Monte Verde pela enorme hospitalidade, tentaremos destacar alguns dos outros muitos atrativos deste apaixonante distrito.
Primeiro, o delicioso friozinho da Serra da Mantiqueira, decorrente da grande altitude.
Se fosse considerada cidade, Monte Verde seria a segunda do Brasil em altitude da sede (a primeira é Campos do Jordão). Isso faz com que, mesmo no verão, a cidade apresente temperaturas amenas.
O segundo atrativo é a gastronomia riquíssima e saborosa da cidade, que possui inúmeras opções partindo da deliciosa culinária mineira até a comida italiana. Destacamos os tradicionais rodízios de fondues, que no frio são uma delícia e são, sem dúvida, imperdíveis para quem visita Monte Verde.
Há, também, uma grande variedade de bebidas artesanais (como cervejas e cachaças) que valem uma conferida.
Outro grande destaque de Monte Verde é decorrente da geografia montanhosa, que permite várias trilhas e passeios de jeep (para quem gosta, fica a dica) em redor de uma fauna e flora belíssima.
Há, ainda, outras atividades de aventura e interação com a natureza como tirolesa, escalada, arco e flecha, arvorismo, entre outras.
Quando ir a Monte Verde? Está é uma pergunta interessante.
Basicamente, o que indicamos é que evite as temporadas de chuva, porque podem piorar a condição de algumas estradinhas de terra e inviabilizar alguns passeios.
O inverno costuma ser a época de maior movimento em Monte Verde, quando acontece o Festival de Inverno de Monte Verde, que possui diversos espetáculos culturais como música ao vivo, dança, teatro e circo.
Porém, importantíssimo: se for no período do festival, prepare-se bem para temperaturas rigorosas. No inverno, o friozinho de Monte Verde vira friozão!
2 – Penha, Santa Catarina
Perfil da cidade
- Município: Penha
- Estado: Santa Catarina
- População: 32.531 (Censo de 2019. IBGE)
Penha é um município praiano do estado de Santa Catarina intitulado a “Capital Nacional do Marisco” que, entre outras atrações, abriga o famoso Beto Carrero World.
A cidade possui cerca de 31 quilômetros de orla marítima e 19 praias propícias para diversas formas de entretenimento, como surf, pesca, banho de mar, esportes na areia, etc.
Comentários
Penha é um dos destinos turísticos mais conhecidos em nosso enorme Brasil.
A cidade possui estrutura muito aconchegante para a recepção de turistas, e também não é surpresa que tenha despontado em segundo lugar no ranking das cidades mais hospitaleiras do Brasil.
Penha está a pouco mais de 100 quilômetros da capital Florianópolis, e colada em Itajaí e Balneário Camboriú.
O principal atrativo de Penha é, sem dúvida, o famosíssimo Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina, que atrai turistas de muitos e muitos lugares.
Mas não podemos de mencionar, além da hospitalidade da cidade, cujo turismo é fortíssimo, outros atrativos que fazem a visita valer a pena.
Além das emocionantes montanhas-russas do Beto Carrero, Penha proporciona o turismo ecológico através de praias muito bem conservadas.
Algumas delas parecem, literalmente, lugares desertos e quase selvagens, porém com vistas muito bonitas. É verdade, em algumas dessas praias, como a Praia Vermelha, o mar é muito agitado e não tão convidativo para o banho, mas o espetáculo natural, sem dúvida, justifica uma visita.
A gastronomia de Penha, também, é destaque, e a alcunha “Capital Nacional do Marisco” é mais do que um convite para esta que foi considerada pelo Booking a segunda entre as cidades mais hospitaleiras do Brasil.
3 – Gramado, Rio Grande do Sul
Perfil da cidade
- Município: Gramado
- Estado: Rio Grande do Sul
- População: 35.875 (Censo de 2018. IBGE)
Gramado é uma cidade com estância montanhosa localizada no estado do Rio Grande do Sul.
Influenciada pela chegada de colonos alemães no século XIX, a cidade caracteriza-se por um toque bávaro, chalés alpinos, lojas de artesanato e muito chocolate.
Comentários
Gramado é outra cidade brasileira cujo turismo se apresenta de maneira acentuada.
A estrutura de Gramado para atender os turistas é excelente, e justifica a cidade aparecer como a terceira entre as cidades mais hospitaleiras do Brasil.
Gramado é famosa por muitas coisas: o Festival de Cinema de Gramado, por exemplo, vai para a 49ª edição e é referência absoluta no Brasil. O Natal Luz de Gramado, também, é outra atração turística muito forte.
Aliás, a Gramado fica simplesmente linda no Natal Luz, completamente iluminada, tornando imperdível a visita. Não à toa, marcamos presença anualmente na cidade neste período (e acabamos de voltar de lá).
Mas Gramado é muito além do Festival de Cinema e do Natal Luz. Além do charme que é a cidade (ainda mais iluminada e florida), podemos elencar vários outros destaques.
O Lago Negro, com as margens adornadas de árvores importadas da Alemanha, é encantador. Recomendamos uma caminhada ao redor do lago ou, se quiser, um passeio nos pedalinhos.
A Snowland é outra das principais atrações de Gramado, que permite a prática de esqui, patinação no gelo e snowboarding durante todo o ano, como se você estivesse nos Alpes Suíços.
Destacamos, também, o incrível Mini Mundo, que replica em miniaturas diversos lugares do mundo.
Além disso, não podemos deixar de citar duas delícias de gramado: os chocolates e os vinhos.
Se você é apaixonado (a) por algum desses dois, dificilmente encontrará no Brasil algum lugar tão repleto de opções de qualidade como Gramado. Recomendadíssimo!
4 – Canela, Rio Grande do Sul
Perfil da cidade
- Município: Canela
- Estado: Rio Grande do Sul
- População: 44.489 (Censo de 2018. IBGE)
Canela é outro município turístico do Rio Grande do Sul. Vizinha de Gramado, a cidade também apresenta forte influência bávara na arquitetura e culinária.
Canela também segue a tradição de Gramado e destaca-se pelas iluminações de natal e pelas coloridas hortênsias em flor durante a primavera.
Comentários
Canela está a aproximadamente quinze minutos de carro de Gramado.
Portanto, o natural é que quem vai a uma destas duas cidades conheça, também, a vizinha.
E, também, é natural que Canela seja vizinha de Gramado na lista das cidades mais hospitaleiras do Brasil, pois ambas possuem idênticas influências culturais.
Assim como Gramado, Canela é um paraíso para chocolateiros. São muitas opções de produtos caseiros para se deliciar.
Churrascos, fondues e vinhos são especialidades da região, que possui, também, cervejarias muito boas.
Há em Canela muitas opções de passeios turísticos, em especial de interação com a mata nativa, através de trilhas e parques que possuem morros e vales com vistas belíssimas.
Eventos culturais, também, estão disponíveis o ano inteiro com atividades de lazer para todas as idades.
Destacaremos dois pontos que julgamos imperdíveis:
O primeiro, a Cascata do Caracol, uma das cachoeiras mais perfeitas que já tivemos a oportunidade de conhecer. Ela é simplesmente encantadora, e pode ser acessada por várias maneiras que englobam, também, diferentes experiências turísticas (por exemplo, pelo Parque do Caracol ou pelos Bondinhos Aéreos).
O segundo, o parque de diversão e museu Mundo a Vapor, onde estão disponibilizadas muitas e muitas máquinas a vapor em tamanho real e miniatura, além de uma fábrica de papel, uma olaria e várias outras criações artísticas.
5 – Ilhabela, São Paulo
Perfil da cidade
- Município: Ilhabela
- Estado: São Paulo
- População: 34.970 (Censo de 2019. IBGE)
Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo.
A cidade destaca-se pelas belíssimas praias e cachoeiras, que atraem turistas de todo o Brasil.
Comentários
Ilhabela é outro município que não é nenhuma surpresa figurar entre as cidades mais hospitaleiras do Brasil.
A cidade, devido ao interesse turístico nas paisagens naturais com que foi agraciada, montou uma ótima estrutura para atender turistas.
Há um grande leque de opções de atividades de lazer, assim como opções de clubes com piscina e praia.
Porém, sem dúvida, o grande destaque de Ilhabela, além da hospitalidade, fica para as belezas naturais.
São muitas, muitas opções disponíveis, cada qual com sua beleza particular. Para não deixar em branco, destacamos a Praia do Bonete, a aconchegante Baía dos Castelhanos e a Praia do Curral.
6 – Campos do Jordão, São Paulo
Perfil da cidade
- Município: Campos do Jordão
- Estado: São Paulo
- População: 52.088 (Censo de 2019. IBGE)
Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo.
Assim como Monte Verde, a cidade número 1 desta lista, Campos do Jordão está localizado na conhecida Serra da Mantiqueira, porém em solo paulista, e não mineiro.
Sua altitude de 1.628 garante-lhe o posto de mais alto município brasileiro e temperaturas muito abaixo da média brasileira.
Por isso, e pela arquitetura que remete diretamente à europeia, Campos do Jordão é conhecida como “Suíça Brasileira”.
Comentários
Campos do Jordão, a “Suíça brasileira”, é, sem a menor sombra de dúvida, uma das melhores cidades turísticas do Brasil.
Assim como as outras cidades dessa lista (lembrando que estamos falando sobre as cidades mais hospitaleiras do Brasil, segundo o Booking), Campos do Jordão é destino extremamente aconchegante.
A cidade é, como Monte Verde, um destino mais movimentado no inverno., quando acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que reúne anualmente muitos milhares de turistas.
Campos do Jordão oferece opções para todos os gostos. Aos aventureiros, a cidade oferece passeios de quadriciclos muito legais que podem passar por trilhas, cachoeiras e estradas de terra.
Há, também, passeios de teleférico no Morro do Elefante, cujo pico, a 1.800 metros de altura, permite uma visão panorâmica da cidade.
As opções culturais durante o Festival de Inverno são muitas, a música varia de concertos de música clássica a shows de jazz, rock e blues.
Abundância de chocolate e derivados, como fondues e chocolate quente, vinhos, cervejas e muitas lojas com utensílios de inverno são outros atrativos da cidade.
Destacamos a Vila Capivari, principal região turística de Campos do Jordão e a Cervejaria Baden Baden, que fica na cidade, oferece ótimas experiências turísticas e é uma das melhores cervejarias do Brasil.
7 – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Perfil da cidade
- Município: Arraial do Cabo
- Estado: Rio de Janeiro
- População: 28.866 (Censo de 2011. IBGE)
Arraial do Cabo é um município situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
A cidade, geograficamente, faz jus ao nome: trata-se de um cabo. Emancipada da vizinha Cabo Frio em 1985, Arraial do Cabo destaca-se por praias e enseadas paradisíacas.
Comentários
Arraial do Cabo possui, indiscutivelmente, as praias mais belas do Rio de Janeiro e, também, destaca-se entre as praias mais belas do mundo.
As paisagens naturais dessa pequena cidade são, em todos os quesitos, sensacionais.
O principal destaque de Arraial do Cabo é o lindíssimo mar, semelhante ao mar caribenho, de coloração clara (variando em tons de azul e verde) e praticamente transparente, permitindo que os banhistas sejam capaz de observar o solo enquanto se refrescam.
Arraial do Cabo tem muitas praias, e em todas esse caráter maravilhoso da água (que se soma à areia fina e clara) pode ser observado. Por isso, ao invés de recomendar praias específicas, destacaremos dois outros pontos da cidade.
O primeiro, é o passeio de barco. Ele possibilita muitas coisas, dentre elas observar a coloração do mar em maior profundidade, a prática de snorkeling e stand up paddle e a visita de várias praias, dentre elas a paradisíaca Praia do Farol, só acessível através desse exato passeio.
Em segundo lugar, destacamos a possibilidade de realizar mergulhos, outra atração fantástica. O caráter translúcido da água de Arraial do Cabo permite uma visibilidade excelente e, não bastasse isso, a costa da cidade possui uma vida marítima riquíssima.
Se você deseja informações mais detalhadas sobre Arraial do Cabo, recomendamos esse ótimo artigo do blog Diário de uma viajante sobre o que fazer em Arraial do Cabo.
8 – Ubatuba, São Paulo
Perfil da cidade
- Município: Ubatuba
- Estado: São Paulo
- População: 91.824 (Censo de 2020. IBGE)
Ubatuba é um município brasileiro localizado no litoral paulista.
A cidade é considerada estância balneária pelo Estado de São Paulo em razão de diversas características próprias para a prática do turismo, como opções de lazer, recreação e recursos naturais que a torna um município de destaque.
Comentários
Ubatuba ocupa a honrosa posição de número 8 na lista de cidades mais hospitaleiras do Brasil.
Não podemos deixar de fazer a piada: a cidade é a recompensa após a passagem pela assustadora Rodovia Oswaldo Cruz.
Descendo a conhecida Serra de Ubatuba, é possível observar um número imenso de calotas que se descolam das rodas dos carros devido à alta temperatura gerada pela frenagem incessante nas curvas inacreditáveis dos 7 quilômetros de descida da íngreme serra.
Já na cidade, a hostilidade cessa por completo. Há muitas opções de restaurantes, praias, cachoeiras e atrações turísticas para agradar o visitante.
Destacamos a Praia Itamambuca, a Praia Domingo Dias e o Centro de Visitantes do belíssimo Projeto Tamar, presente na cidade e aberto ao público.
9 – Bombinhas, Santa Catarina
Perfil da cidade
- Município: Bombinhas
- Estado: Santa Catarina
- População: 4.132 (Censo de 2012. IBGE)
Bombinhas é um município praiano brasileiro do estado de Santa Catarina.
A cidade está localizada um pouco abaixo de Balneário Camboriú e, em área, é o menor município do estado.
Bombinhas destaca-se por possuir, além de belas praias, atrativos turísticos de interação com a natureza, como safáris e mergulhos.
Comentários
Bombinhas ocupa a 9ª posição na lista do Booking de cidades mais hospitaleiras do Brasil.
Além da hospitalidade, a cidade não faz feio e possui praias entre as melhores do estado de Santa Catarina e, consequentemente, do Brasil.
Culinária praiana, com alimentos fresquinhos e de qualidade, aliada a belas paisagens constituem um atrativo da cidade.
Além disso, em Bombinhas é possível fazer vários passeios para penetrar suas belezas, como trilhas e o famoso safári da cidade, que é, na verdade, um tour panorâmico do que se encontra por lá.
Destacamos outros dois pontos: primeiramente, o Museu e Aquário Marinho de Bombinhas, que é o maior do estado.
Segundo, os mergulhos que são possíveis realizar na cidade. Bombinhas é uma cidade cuja maior parte da área é de preservação permanente, o que permite uma interação fantástica com seus aspectos naturais ainda preservados.
10 – Jericoacoara, Ceará
Perfil da cidade
- Município: Jijoca de Jericoacoara
- Estado: Ceará
- População: 19.587 (Censo de 2018. IBGE)
Jijoca de Jericoacoara é o município onde está a famosa Praia de Jericoacoara.
O município está ao extremo norte do estado do Ceará e possui diversas belezas naturais como a Pedra Furada e a própria Praia de Jericoacoara, considerada em 1984 pelo jornal americano Washington Post como uma das 10 praias mais bonitas do mundo.
Comentários
Fechamos a lista das cidades mais hospitaleiras do Brasil com esse belo destino.
Jericoacoara, apesar de parecer pequena, possui muitos atrativos turísticos que merecem destaque.
Através do Parque Nacional de Jericoacoara é possível realizar inúmeros passeios, que podem ser realizados a cavalo, de buggy e podem levar a atrativos como a Pedra Furada (principal cartão postal da cidade), a Lagoa Azul, entre outros.
Nesses passeios, há grande variedade nas atividades que podem ser realizadas, desde banhos de mar, prática de esportes náuticos, caminhadas e entretenimento em tobogãs e similares.
As paisagens de Jericoacoara variam de praias até dunas, lagoas e monumentos naturais.
Não podemos deixar de recomendar que, em Jericoacoara, há enseadas voltadas para o poente que proporcionam um belíssimo espetáculo no pôr do sol.
Conclusão
É isso, amigos!
A lista do Booking de cidades mais hospitaleiras do Brasil é mais do que um selo de qualidade para as cidades mencionadas: é um convite direto direcionado a todos nós.
De calor a frio, praias a montanhas, norte a sul do Brasil, aí estão dez opções de cidades que apresentaram altíssimo grau de satisfação dos visitantes.
E nós, que não somos bobos, fazemos bem em anotar as recomendações!
_____________
Se você já conhece as cidades mais hospitaleiras do Brasil e quer algo diferente, não deixe de ler o que escrevemos sobre as estações do ano na Europa, onde falamos sobre como é o clima e algumas atrações do Velho Continente.
Assessoria especializada em visto americano e viagens internacionais.